terça-feira, 16 de agosto de 2011

Área externa, cuide bem dela!

O final do ano está chegando e você já começa a preparar sua casa para receber seus amigos e familiares. Muda a cortina, troca o revestimento do sofá, compra uma poltrona nova, coloca uma textura na parede, reforma a área externa, enche a casa com almofadas deixando os ambientes confortáveis e acolhedores.  

A área externa de sua casa, apesar de você não passar a maior parte do tempo nela, tem tanto valor quanto sua sala de estar, cozinha ou home theater. Design e qualidade são fatores essenciais para deixar sua varanda, deck ou espaço gourmet ainda mais receptivo.

O Brasil possui grandes e bons fabricantes de móveis em madeira Jatobá ou com acabamentos diferenciados como Junco ou Rattan. Porém, Fórum e Arte destaca neste post alguns itens exclusivos, sofisticados e super confortáveis. Nem todas as peças apresentadas a seguir são de fornecedores brasileiros. Mas fica aí a dica para que você se inspire e decore sua casa com móveis feitos sobre medida.

Alguns itens você conseguirá na Regatta Casa, IKEA e Tok & Stock.

Divirta-se. Use a abuse da sua área externa.














sábado, 13 de agosto de 2011

Fascinantes vasos chineses.

Existem objetos que fascinam o mundo do decor. Alguns com valores sentimentais, outros com valores culturais muito fortes. 

O Fórum e Arte comentará neste post sobre os vasos chineses e sua incrível história. Algumas peças são tão valiosas que não possuem preço estimado. Confira abaixo uma síntese sobre a tradição chinesa na fabricação de cerâmica e porcelana.


"A China é detentora da maior tradição mundial na fabricação de cerâmica e porcelana. O reconhecido destaque do país neste campo se deve não apenas à beleza e qualidades técnicas dos produtos, mas também à enorme influência que tiveram tanto na Ásia quanto no Ocidente. A cerâmica foi produzida na China desde o III milênio a.C. Alguns exemplos antigos revelam excelente qualidade e belíssima decoração, mas é apenas a partir da dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.) que tem início uma tradição contínua de fabricação de cerâmica cozida e vitrificada para uso em túmulos. Da mesma forma que os vasos, os túmulos eram feitos de modo a oferecer um retrato da vida na época, com celeiros, casas, lagos para peixes, animais e jogos reproduzidos no barro. Louça cozida também foi produzida, resultando nos produtos da sexta dinastia (251-589) e da dinastia Tang (251-589). 



A dinastia Song (960-1279) representou a idade de ouro da cerâmica chinesa, com os famosos fornos, tanto no sul quanto no norte da China. O sudeste do país se transformou no mais importante centro de cerâmica a partir da dinastia Yuan (1279-1368). Os chineses desenvolveram o controle sobre o pigmento azul, de modo que ele pudesse ser utilizado em detalhes pincelados. Durante a dinastia Ming (1368-1644), a louça azul e branca alcançou seu ponto alto, especialmente no século XV. Já na dinastia Qing (1644-1911), os esmaltes da "família verde" se tornaram populares no reinado do imperador Kangxi (1662-1722) e a "família rosa" no reinado de Youngzheng (1723-1735). 



O complexo de fabricação de cerâmica de Jingdezhen teve hábeis diretores durante o século XVIII e desfrutou do patrocínio da corte, especialmente no governo do imperador Qianlong (1736-1795), grande incentivador das artes e colecionador. A cerâmica chinesa produzida após o século XVIII tem sido vista apenas como hábil imitação dos modelos antigos."


Contam as boas línguas que um dos vasos mais caros do mundo é um vaso de porcelana feito no século 14, no período Hongwu da dinastia Ming. Ornado com flores ele tem uma forma extraordinariamente rara para o período o que elevou seu valor a 10,9 milhões de dólares, pago por um milionário dono de um cassino. Veja abaixo:

Fonte: Wikipedia
Google Imagens

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

London Design Festival 2011.

Mate sua curiosidade sobre o Festival de Design de Londres para este ano. 

"Agora em seu nono ano, o London Design Festival será o ainda maior e mais significativo, com uma expectativa de 180 parceiros e mais de 250 eventos que comemoram capital criativo do mundo. "Este ano a palavra-chave na boca de todos é o crescimento. 

Com uma 60 bilhões sector das indústrias criativas que emprega mais de 2 milhões de pessoas e produz cerca de 6% do PIB, o governo identificou setor de nossas indústrias criativas "como crucial para o crescimento", disse Sir John Sorrell, presidente do London Design Festival. "Nós todos sabemos que design é o motor que impulsiona as indústrias criativas, de modo que este ano o London Design Festival vai promover o design não apenas como absolutamente central para a sociedade e à cultura. Mas também para a economia, para o crescimento eo futuro" The London Festival de design encomendou instalações de design marco tudo por renomados arquitetos britânicos e designers em toda a cidade, no V & A Museum, e, pela primeira vez, a Catedral de St Paul. Victoria & Albert Museum - Wave Timber No Museu Victoria & Albert , do Festival hub principal para o terceiro ano consecutivo, uma característica de destaque do programa será a transformação do exterior da Estrada do museu Cromwell entrada. 




Arquitetos Amanda Levete (recente vencedor de uma competição internacional para projetar um novo pátio e extensão subterrânea para o museu) projetou um majestoso, tridimensional espiral treliça, medindo a altura das portas do museu, feitas por Red Oak e patrocinado pelo Hardwood Export Conselho Americano. Catedral de São Paulo - Focada Perspectivas obra-prima de Sir Christopher Wren foi coberto-out 300 anos atrás. Como parte do Festival deste ano é um dos principais arquitetos do Reino Unido, John Pawson , criou uma instalação complementar intenção de Wren que o edifício deve incluir um elemento científico. A maravilhosa escadaria geométricas no Sudoeste Tower (normalmente não é aberto ao público) contará com uma instalação ótica feita de metal e cristal Swarovski, que será instalado na base das escadas e espectadores oferecer uma maior visão da catedral do que o natural do olho pode ver. Outros destaques do festival incluem: área têxtil - uma espuma, cor expansiva e instalação têxtil concebida pelo francês dupla de designers Irmãos Bouroullec com inclinações suaves que produzem um ambiente sensual em que os visitantes podem lounge confortável e mergulhar na a Galeria Raphael deslumbrante. A instalação de 30 metros de comprimento é suportado por Kvadrat. o poder de fazer - a V & A e do Conselho Artesanato . Exposição comissariada por Daniel Charny, que pretende trazer visitantes mais perto o processo de fazer as coisas empresário de design de renome baseada em Nova York e curador, Murray Moss está colaborando com a empresa de tecnologia belga Materialise para apresentar os parâmetros de impressão do século 21, com instalações em todo o V & A. Reddress - criado com 550 metros de tecido, este vestido enorme será capaz de caber uma platéia de 238 pessoas dentro de suas dobras - apresentado . pelo Instituto finlandês em Londres israelense nascido artista gráfico Bar Noma irá demonstrar a sua nova instalação Cut It Out - uma máquina de estampagem especialmente encomendados em larga escala que permite aos visitantes a alimentação de papel e crie sua própria corte para fora das imagens Bar Noma, que será assinadas e numeradas."

Fonte: Dexigner

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Regatta Tecidos |Matéria exclusiva|

EM PRIMEIRA MÃO: REGATTA INAUGURA NOVO CONCEITO DE LOJA
Com tecidos, móveis e objetos de decoração, nova unidade é batizada de Regatta Casa.

A Regatta inaugura, no próximo dia 1º de setembro, sua primeira loja-conceito em Moema. A nova unidade foi batizada de Regatta Casa e reúne, além da completa linha de tecidos, móveis para as áreas externa e interna, louças e objetos de decoração. Após 16 anos de atuação no segmento de tecidos, a marca investe agora em produtos exclusivos para toda a casa. As outras duas unidades, na alameda Gabriel Monteiro da Silva e na Vila Leopoldina, continuam especializadas em tecidos para decoração.


Entre os destaques da nova unidade está uma linha exclusiva de louças. São aparelhos de chá e de jantar que reproduzem algumas das estampas mais concorridas da coleção de tecidos. Listras, florais e cashmere ilustram, com delicadeza, xícaras e pratos. Os mesmos motivos estão presentes em jogos americanos, podendo compor, ainda, cadeiras e poltronas.

Outro destaque da Regatta Casa é a coleção de cerâmica monocromática de alta temperatura assinada pela renomada artista plástica Kimi Nii, produzida com exclusividade para a marca. São travessas, pratos, pires e xícaras em diversos tamanhos e formatos para compor uma mesa com bom gosto e originalidade.

A loja-conceito da Regatta conta também com uma sofisticada linha de móveis em fibras, que podem compor ambientes internos ou externos. A coleção de sofás e poltronas de bambu, fabricada na Indonésia, recebeu prêmios importantes em razão do desenho e funcionalidade do mobiliário. A Regatta Casa ainda tem talheres de granito, taças, copos, balls, e uma infinidade de acessórios para decoração importados e nacionais, como velas, tapetes, vasos, almofadas e luminárias.





O projeto da Regatta Casa leva a assinatura das arquitetas Letícia Nobell e Maria Fernanda Ornelas, que transformaram dois grandes sobrados da rua Canário num único prédio, com 750 metros quadrados de área. No andar superior, está em exposição toda a coleção de tecidos Regatta – as linhas para áreas externas Sunbrella, Ultrasuede, couros e jacquards. No térreo, móveis e objetos de decoração compõem o ambiente, reproduzindo o astral de uma casa de verdade, além do destaque em uma gaiola|expositor repleta de tecidos para cortinas. Os tecidos da Regatta também marcam presença em jogos americanos, almofadas, cúpulas e no revestimento de poltronas, cadeiras e sofás.

Um corredor central divide e integra, ao mesmo tempo, as duas casas e ainda permite a incidência da luz natural, que confere exposição especial aos objetos. O principal destaque é o brise de madeira, que forma um interessante jogo de luz e sombra. As grandes janelas estão localizadas nas partes da frente e detrás do prédio. “A loja tem uma iluminação diferente em três momentos do dia. De manhã recebe o brilho do sol, à tarde tem uma iluminação mais evidente e no final do dia vive o efeito da sombra. Essa iluminação valoriza a exposição dos produtos”, assinala Fernanda.

O piso interno da Regatta Casa é uma continuidade da calçada e do estacionamento, feitos em mosaico português preto. O uso do mesmo material torna os ambientes aconchegantes e convida para um passeio por toda loja. Com assinatura de Alex Hanazaki, o paisagismo buscou inspiração no Deserto do Atacama. Pouca luz artificial, pedriscos, cactos e plantas leguminosas dão o tom no jardim da Regatta Casa, localizado na parte detrás do casarão e onde estão expostos, principalmente, móveis indicados para área externa. A iluminação incide apenas na vegetação, reproduzindo o ambiente desértico.

Outro detalhe que chama a atenção na Regatta Casa é um barco em exposição no primeiro piso da loja. Trata-se de um skiff, barco a remo de casco trincado, muito utilizado nas competições realizadas na Baía de Guanabara, na década de 60. O objeto remete às origens da empresa, que atuou no segmento de tecidos para o mercado náutico, nos anos 90. A loja também segue todos os padrões de acessibilidade, com banheiros adaptados, rampas e elevador para o primeiro piso. 

R Canário, 1316, tel. (11) 5543-8144
Site: www.regattacasa.com.br 

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Em DESTAQUE - Kimi Nii |Ceramista|

Kimi Nii nascida em Hiroshima no Japão em 1947, é uma ceramista e escultora nipo-brasileira. Formou-se em Design pela Fundação Armando Álvares Penteado em 1972.




A designer de origem japonesa chegou ao Brasil aos 9 anos de idade, hoje uma das ceramistas brasileiras de maior reconhecimento internacional. Suas esculturas trabalhadas em formas geométricas e curvas espontâneas trazem uma temática extremamente brasileira, somada com cores terrosas e degradês harmônicos. Desde pequenos vasos a grandes composições com uma linguagem única e beleza incomum.


Iniciou suas atividades como ceramista em 1978. Em sua produção escultórica e utilitária de cerâmica de alta temperatura, utiliza torno e modelagem manual. Em 1983 e 1986, realizou exposições individuais. No fim da década de 1990, sua produção difundiu-se também no Japão, com a realização de mostras individuais, não deixando no entanto de expor no Brasil, onde se pode referenciar uma exposição de 81 peças efetuada no Museu Oscar Niemeyer.



Hoje Kimi Nii é referência internacional, tendo sido um dos designers brasileiros seleccionados para comercializar produtos na loja do Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova Iorque.




Quem está desenvolvendo uma linha de peças exclusivas é a Regatta Tecidos, que em breve lançará sua loja conceito, a Regatta Casa. Aguarde!