sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Reciclagem está em alta.

Reciclagem é a palavra correta para quem quer contribuir com o meio ambiente.

Que tal você transformar latas e potes para fazer uma pequena horta de temperos para sua cozinha? Ou quem sabe como objetos decorativos? Como? De forma bem simples. A lata de molho de tomate, o frasco de café solúvel ou chocolate em pó, a lata de leite em pó, o pote de requeijão, margarina ou alho, pintados e adornados, além de enfeitar sua cozinha darão uma satisfação ímpar para o seu ego.







Reciclagem e sustentabilidade são dois quesitos que devem ser executados com freqüência. Seja adepto dessa filosofia de vida e ajuda a combater o impacto ambiental.


Vamos aprender mais sobre reciclagem? O que é a reciclagem?

Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.

Reciclagem é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilização) de um polímero no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado.  




O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo já venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operações envolvidas. O vocábulo surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica. As indústrias recicladoras são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial. 


Compre essa ideia e faça um mundo melhor!

Fonte: Google Imagens
Compam
Casa de Valentina



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Em DESTAQUE – Teresa Borges |Artista Plástica|

Teresa Borges nasceu em 26 de fevereiro de 1958, em Angola, viveu em vários continentes, bebendo sempre de todas as culturas e nunca abdicou da criação. As artes plásticas têm ocupado um lugar especial em sua vida desde a infância e o artesanato surge como um alimento para a sua alma.


Foi a primeira filha do casal Luís e Lourdes, pais de três filhos. A família sempre cultivou o gosto e o interesse pela arte, que se manifestou de diferentes modos, na poesia, na música, na pintura, na escultura e na representação. Desde pequena, que a sua habilidade manual se distinguia da maioria das crianças da sua idade e embora a sua formação fosse na área Contabilística, nunca se distanciou das suas criações artesanais. Na família, mãe, tias, primas, irmã, sobrinhos e o seu próprio filho se revelaram nas artes onde cada um se distinguia. Foi a partir dessa miscelânea artística que acontecia na família, que as suas raízes se fortaleceram. 

Desde sempre, buscava nos livros, assuntos referentes à arte de criar e curiosamente nada do que via a satisfazia, pois embora se interessasse pela matéria e avaliasse as criações de grandes mestres, após cada estudo sempre surgiam novas criações com uma linha muito própria e definida. Em 2005, achou que seria a altura de se dedicar inteiramente às criações e à descoberta do mundo onde sempre viveu.

A arte dos "Sinos de Vento".

Os espanta espíritos, nasceram na cultura dos índios americanos Ojibwa Nation, nas décadas de 1960 e 1970, a esses amuletos davam-lhe o nome de: asubakatchin. Era uma peça decorativa muito suave que suspendiam num canto especial dos seus aposentos.

Espanta espíritos branco.

Originalmente no seu fabrico utilizava-se cipós colhidos com preces, orações e simbologias, couro ou outro tipo de pele, penas, plumas e eram decorados com missangas, contas, pedras semipreciosas, conchas, estrelas do mar, objetos pessoais ou mesmo sagrados.

Espanta espíritos colorido.

Atualmente utilizam-se esses mesmos materiais e outros, como por exemplo tubos de metal e bambu, que produzem sons através da ação do vento. Tudo o que produz som e movimento é manifestação de boa energia e o espanta espíritos é um instrumento que eleva e espalha a energia nos nossos ambientes. Nesta criação é dispendida essencialmente energia positiva associada à conjugação de diversos materiais que representam por si só o amor, a doçura e a proteção com preces e orações que atraiam as energias positivas e repudiam as energias negativas. Por serem executados à mão, não existem dois iguais.


Espanta espíritos cinza.

A importância do espanta espíritos nascer sempre de um círculo caracteriza simbolicamente: o Círculo da Vida

As rodas, ou círculos, exprimem a totalidade. O círculo é o símbolo do Sol, do Céu e da Eternidade. No simbolismo ancestral o círculo é o símbolo do espaço infinito, sem começo e sem fim.

Espanta espíritos colorido.

Qualquer que seja a representação simbólica em qualquer tempo ou cultura, um Círculo de Poder, serve como um reflexo, onde podemos ver o espelho do Universo e o Grande Tudo, que contém a plenitude, trabalhando para o sentido dos mistérios da vida, do cosmos, e das leis naturais.

Espanta espíritos cinza.

A verdade, é que o propósito inicial da sua construção nunca se alterou e é sagrado. Este amuleto continua a repelir os sonhos maus ou más energias e a atrair as boas. O espanta espíritos começou por ser colocado no quarto de dormir e pendurado sobre a cama ou na parede junto à mesma, para proteger as crianças, atualmente o espanta espíritos destina-se a pessoas de todas as idades e é colocado em pontos mais abrangentes do lar.

Detalhes Espanta espíritos.

Podendo-se encontrar este amuleto numa sala, num hall ou mesmo num alpendre, tendo como objetivo proteger e evitar que qualquer energia negativa estagnada se aproxime da família e da mesma forma eleva e espalha a boa energia captada nos ambientes em geral trazendo a alegria, harmonizando a família e fortalecendo o amor.


Como tudo começou?

A iniciativa de Teresa Borges como criativa no artesanato e a sua dedicação ao estudo dos espanta espíritos foi o encontro perfeito para o desabrochar do primeiro trabalho. A criação tomou forma, a partir da junção de uma carga energética extremamente positiva e mística e de materiais usados criteriosamente, dando continuidade ao equilíbrio ecológico utilizado habitualmente nas suas criações. Detendo-se na personalização de cada espanta espíritos, com detalhes tão particulares, que ultrapassam a obra e mergulham no mundo abstrato da magia. O resultado dos primeiros trabalhos, foi tão marcante, que as encomendas foram emergindo espontaneamente e a cada trabalho a criativa surpreende, com a leveza e a originalidade das suas peças, dando um brilho próprio e uma individualização tão distinta, que o produto surge como uma joia particular e única!


Posso ter um "Sinos de Vento" personalizado?

Certamente, pois é assim que a artista plástica Teresa Borges desenvolve cada item, analisando, pesquisando e mostrando em forma de arte a personalidade de cada pessoa. Depois de uma boa conversa, a dona do estúdio TB Criações, de forma magnífica e única, entregará uma peça tão peculiar que será a destaque em qualquer ambiente, até mesmo na decoração.

Espanta espíritos polvo


Conheça todas as suas criações. Peça já o seu! Contate Teresa Borges através do e-mail:









Espanta espíritos lilás



Fonte: Arquivos de estudo TB Criações


Fotos: Vanda Marques

Nota especial: este blog apoia toda e qualquer forma de expressão em arte plástica, valorizando seu conteúdo e sua ideologia artística, não vinculando a nenhuma postagem a religiosidade ou ato de fé, respeitando todo ser humano, suas convicções e liberdade, conforme previsto na Constituição Federal Brasileira. Fórum e Arte apoia toda e qualquer manifestação da arte, incentivando seus criadores, valorizando seus ideais e princípios, tendo como base a divulgação de seus trabalhos.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O moderno está na moda?


Há quem diga que o moderno está na moda. Discordo totalmente! O seu gosto está na moda, seja com cromados e cores fortes, ou a madeira envelhecida com tons pastéis! O que importa é sentir-se bem e seu projeto transparecer sua personalidade.

A simplicidade sempre foi formidável. Com esta proposta de decoração que Fórum e Arte irá mostrar, você poderá integrar novamente ao ambiente um objeto que jogaria fora. Divirta-se com o estilo rústico de ser.



O que é ser rústico? No dicionário, rústico está ligado diretamente ao campestre, algo natural, sem acabamento ou até mesmo grosseiro.

Essa é a proposta! Sabe aquela mesa velha riscada da sala de jantar, ou aquela cadeira antiga que não combina com nada, aquela cômoda da vovó que ninguém sabe o que fazer com ela? Que tal você lixar este móvel e deixá-lo na cor natural? Se preferir pode aplicar um verniz incolor só como proteção. Existe também no mercado um produto que tira completamente a tinta da madeira. Procure em uma casa de tintas ou material para construção e tome muito cuidado, pois esse líquido é totalmente corrosivo.

Inove, não tenha medo de arriscar, rústico também é conforto. Veja como você poderá deixar sua casa mais receptiva e calorosa.




















Lonngrenwidell