sexta-feira, 11 de março de 2011

Design exclusivo, conforto zero!

Vem do Japão uma das mais interessantes homenagens ao trigésimo aniversário do nascimento do grupo Memphis, figura chave do design pós-moderno. A exposição Shiro Kuramata e Ettore Sottsass, em cartaz no museu 21_21 Design Sight, em Tóquio, junta o grande mentor daquele movimento ao seu principal colaborador japonês.

Deliberadamente pensada para não ser uma retrospectiva, mas antes fonte de inspiração para as novas gerações do design internacional, a mostra enfoca os trabalhos produzidos por ambos a partir do início da década de 1980, período em que se conheceram e iniciaram uma amizade que duraria até a morte de Kuramata, em 1991.
O japonês tem 65 de suas peças “transparentes” expostas no museu, com destaque para a icônica cadeira How High The Moon, que parece flutuar a alguns centímetros do chão. Sottsass, por sua vez, comparece com 20 peças de vidro inéditas, baseadas em desenhos criados por ele em seus últimos anos de vida.
Ettore Sottsas disse-me [uma vez] que, em design, a sensação e o toque são os elementos mais importantes, apesar de as pessoas agirem usando o cérebro”. Quem conta é o estilista e diretor do museu, Issey Miyake, idealizador da exposição. A ênfase no aspecto estético do design pregada por Sottsass e Kuramata ao longo da trajetória do Memphis, em detrimento de seu caráter funcional, pode ser conferida por quem for ao 21_21 Design Sight até o dia 8 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário