terça-feira, 6 de setembro de 2011

Em DESTAQUE - José Marton |Designer|

Se você é apaixonado por Missoni, pela ousadia do zig-zag colorido, certamente vai se apaixonar pelas listras coloridas de Marton.

José Marton, 42 anos, é um dos designers mais bem-sucedidos do país. 





É diretor criativo da Marton+Marton, que desenvolve projetos como objetos, vitrines, e montagem de exposições, como a Mostra do Redescobrimento. 

É também um nome importante em eventos de moda: assinou 12 cenários só na última São Paulo Fashion Week. Seu escritório fica em dois andares de 140 m², num prédio da Barra Funda. "Adoro aqui. Descobri o bairro há 14 anos, antes de estar na moda."

Leia uma entrevista dada por ele para a revista Casa Cláudia:


O que você faz com os cenários depois de usá-los?
Alguns cenários ficam com os meus clientes e viajam com as marcas para os desfiles nas outras cidades. Quando o cliente não quer ficar com o cenário, ele volta para minha empresa e é reaproveitado para fazer embalagens, estrutura ou mesmo em outros cenários. O que não pode ser reaproveitado é levado para a reciclagem. 


E onde você manda este resto para ser reciclado?
Alguns materiais vão para indústrias e outros até chegam a ir para fazendas, como é o caso de serragens que viram adubo. Sempre escolho empresas grandes e que têm a tecnologia para melhor reciclar. O acrílico, que eu uso bastante, chega a ser até 99% reciclado na Europa. No Brasil, no entanto, esse percentual cai para 60%.

Como você seleciona de quem vai comprar os materiais que a marton+marton usa?
Eu busco sempre comprar de grandes empresas e indústrias que se preocupam em causar o menor impacto possível na natureza.

E no cenário do desfile da Cori, teve algo reaproveitado ou reciclado?
Teve. Os bancos já existiam e foram usados em outras ocasiões. Eles foram encapados com papel craft para ficar no tom areia do cenário. A boca de cena teve um design inteligente para conseguir economia máxima e maior aproveitamento das placas de MDF.

Você gosta da cor verde?
Gosto do verde água.

Com o que ela combina?
Com a minha pele.

O que você acha do movimento verde?
Acredito ser importante.

O que é eco-chato?
É a utopia.

O que é eco-cool?
É consciência.

O que é sustentabilidade?
Usar a sabedoria.

Quem é eco-chato?
O ativista fora da realidade.

Quem é eco-cool?
É um ser humano que não joga bituca de cigarro no chão.

O diretor da Marton+Marton consegue em um único objeto unir qualidade e irreverência, além da praticidade. Ter um objeto de decoração desenvolvido pelo designer é sinônimo de bom gosto e estilo.

Veja abaixo algumas peças desenvolvidas por ele:







Nenhum comentário:

Postar um comentário