terça-feira, 7 de maio de 2013

A brilhante ideia de laquear!

Sim, móveis laqueados dão um ar especial em qualquer ambiente.

Entre em uma casa e encontre uma belíssima mesa de jantar laqueada preta ou uma cômoda Bombê turquesa, certamente, o ar de requinte pairará no ar. Não tenha dúvida disso!


Esse post é para você que tem dúvida entre o tradicional e o sofisticado. 

É claro que Fórum & Arte traz pra você uma matéria completa sobre móveis laqueados. Antes, vamos entender um pouco sobre laca?

A laca é incrustação resinosa, produzida em certas árvores, resultante da secreção de insectos, como coccus lacca, encontrados em países do oriente como a Índia e a China.


Já praticada na China por volta do século VI a.C., a requintada arte da laca atingiu seu apogeu durante a dinastia Ming, mas continua a desenvolver-se tanto em países do Oriente como em vários países ocidentais.

Como outros vernizes naturais, a laca é uma resina obtida de plantas da família das anacardiáceas, em geral das espécies Rhus succedanea, R. vernicina e Melanorhoea laccifera, originárias do Extremo Oriente. Colhido através de incisão na casca dessas árvores, o exsudado (látex de aspecto cremoso) é purificado por várias filtragens e preservado contra a ação do ar e da luz em recipientes hermeticamente fechados.

Com um pincel muito leve, sobrepõem-se ao objecto que se pretende decorar, geralmente de madeira, várias (às vezes mais de vinte) camadas finas de laca, que pode ser pigmentada. À aplicação de cada camada seguem-se a secagem, em atmosfera quente, úmida e livre de poeira, e o polimento, para obter homogeneidade e brilho. Sobre o objecto assim preparado podem executar-se diferentes técnicas de decoração como sejam a pintura, gravura ou incrustação, entre outras.

A laca é também bastante utilizada no acabamento final de instrumentos musicais de madeira devido às suas características acústicas superiores em relação a equivalentes sintéticos.

As chamadas lacas de Coromandel, da costa leste da Índia, foram muito valorizadas na Europa. No Japão, onde a arte da laca foi assimilada no século VIII da era cristã, criou-se um verdadeiro estilo nacional, marcado pelos pintores da escola de Tosa. As lacas importadas do Extremo Oriente apareceram na França no século XVII, e foram apreciadas sobretudo no século XVIII, no embelezamento de móveis. No século XX, a técnica foi praticada, de modo original, por artistas franceses de fama, como Jean Dunand e Pierre Bodot.


E aí, notou a importância dessa técnica e como ela é influente há séculos?

Apesar de serem em média mais caros que os móveis comuns, ter uma peça ou outra faz a diferença em m ambiente. 

Fique com algumas ideias bacanas e aproveite para mudar sua casa totalmente.









  

 Fonte: Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário