terça-feira, 2 de agosto de 2011

Em DESTAQUE - Kimi Nii |Ceramista|

Kimi Nii nascida em Hiroshima no Japão em 1947, é uma ceramista e escultora nipo-brasileira. Formou-se em Design pela Fundação Armando Álvares Penteado em 1972.




A designer de origem japonesa chegou ao Brasil aos 9 anos de idade, hoje uma das ceramistas brasileiras de maior reconhecimento internacional. Suas esculturas trabalhadas em formas geométricas e curvas espontâneas trazem uma temática extremamente brasileira, somada com cores terrosas e degradês harmônicos. Desde pequenos vasos a grandes composições com uma linguagem única e beleza incomum.


Iniciou suas atividades como ceramista em 1978. Em sua produção escultórica e utilitária de cerâmica de alta temperatura, utiliza torno e modelagem manual. Em 1983 e 1986, realizou exposições individuais. No fim da década de 1990, sua produção difundiu-se também no Japão, com a realização de mostras individuais, não deixando no entanto de expor no Brasil, onde se pode referenciar uma exposição de 81 peças efetuada no Museu Oscar Niemeyer.



Hoje Kimi Nii é referência internacional, tendo sido um dos designers brasileiros seleccionados para comercializar produtos na loja do Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova Iorque.




Quem está desenvolvendo uma linha de peças exclusivas é a Regatta Tecidos, que em breve lançará sua loja conceito, a Regatta Casa. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário