Teresa Borges nasceu em 26 de fevereiro de 1958, em Angola, viveu em vários continentes, bebendo sempre de todas as culturas e nunca abdicou da criação. As artes plásticas têm ocupado um lugar especial em sua vida desde a infância e o artesanato surge como um alimento para a sua alma.
Foi a primeira filha do casal Luís e Lourdes, pais de três filhos. A família sempre cultivou o gosto e o interesse pela arte, que se manifestou de diferentes modos, na poesia, na música, na pintura, na escultura e na representação. Desde pequena, que a sua habilidade manual se distinguia da maioria das crianças da sua idade e embora a sua formação fosse na área Contabilística, nunca se distanciou das suas criações artesanais. Na família, mãe, tias, primas, irmã, sobrinhos e o seu próprio filho se revelaram nas artes onde cada um se distinguia. Foi a partir dessa miscelânea artística que acontecia na família, que as suas raízes se fortaleceram.
Desde sempre, buscava nos livros, assuntos referentes à arte de criar e curiosamente nada do que via a satisfazia, pois embora se interessasse pela matéria e avaliasse as criações de grandes mestres, após cada estudo sempre surgiam novas criações com uma linha muito própria e definida. Em 2005, achou que seria a altura de se dedicar inteiramente às criações e à descoberta do mundo onde sempre viveu.
A arte dos "Sinos de Vento".
Os espanta espíritos, nasceram na cultura dos índios americanos Ojibwa Nation, nas décadas de 1960 e 1970, a esses amuletos davam-lhe o nome de: asubakatchin. Era uma peça decorativa muito suave que suspendiam num canto especial dos seus aposentos.
Espanta espíritos branco.
Originalmente no seu fabrico utilizava-se cipós colhidos com preces, orações e simbologias, couro ou outro tipo de pele, penas, plumas e eram decorados com missangas, contas, pedras semipreciosas, conchas, estrelas do mar, objetos pessoais ou mesmo sagrados.
Espanta espíritos colorido.
Atualmente utilizam-se esses mesmos materiais e outros, como por exemplo tubos de metal e bambu, que produzem sons através da ação do vento. Tudo o que produz som e movimento é manifestação de boa energia e o espanta espíritos é um instrumento que eleva e espalha a energia nos nossos ambientes. Nesta criação é dispendida essencialmente energia positiva associada à conjugação de diversos materiais que representam por si só o amor, a doçura e a proteção com preces e orações que atraiam as energias positivas e repudiam as energias negativas. Por serem executados à mão, não existem dois iguais.
Os espanta espíritos são também conhecidos por caçador de sonhos, fazedor de sonhos, sinos de vento, sinos da felicidade, mensageiro do vento ou carrilhão de vento.
Espanta espíritos cinza.
A importância do espanta espíritos nascer sempre de um círculo caracteriza simbolicamente: o Círculo da Vida.
As rodas, ou círculos, exprimem a totalidade. O círculo é o símbolo do Sol, do Céu e da Eternidade. No simbolismo ancestral o círculo é o símbolo do espaço infinito, sem começo e sem fim.
Espanta espíritos colorido.
Qualquer que seja a representação simbólica em qualquer tempo ou cultura, um Círculo de Poder, serve como um reflexo, onde podemos ver o espelho do Universo e o Grande Tudo, que contém a plenitude, trabalhando para o sentido dos mistérios da vida, do cosmos, e das leis naturais.
Espanta espíritos cinza.
A verdade, é que o propósito inicial da sua construção nunca se alterou e é sagrado. Este amuleto continua a repelir os sonhos maus ou más energias e a atrair as boas. O espanta espíritos começou por ser colocado no quarto de dormir e pendurado sobre a cama ou na parede junto à mesma, para proteger as crianças, atualmente o espanta espíritos destina-se a pessoas de todas as idades e é colocado em pontos mais abrangentes do lar.
Detalhes Espanta espíritos.
Podendo-se encontrar este amuleto numa sala, num hall ou mesmo num alpendre, tendo como objetivo proteger e evitar que qualquer energia negativa estagnada se aproxime da família e da mesma forma eleva e espalha a boa energia captada nos ambientes em geral trazendo a alegria, harmonizando a família e fortalecendo o amor.
Como tudo começou?
A iniciativa de Teresa Borges como criativa no artesanato e a sua dedicação ao estudo dos espanta espíritos foi o encontro perfeito para o desabrochar do primeiro trabalho. A criação tomou forma, a partir da junção de uma carga energética extremamente positiva e mística e de materiais usados criteriosamente, dando continuidade ao equilíbrio ecológico utilizado habitualmente nas suas criações. Detendo-se na personalização de cada espanta espíritos, com detalhes tão particulares, que ultrapassam a obra e mergulham no mundo abstrato da magia. O resultado dos primeiros trabalhos, foi tão marcante, que as encomendas foram emergindo espontaneamente e a cada trabalho a criativa surpreende, com a leveza e a originalidade das suas peças, dando um brilho próprio e uma individualização tão distinta, que o produto surge como uma joia particular e única!
Posso ter um "Sinos de Vento" personalizado?
Certamente, pois é assim que a artista plástica Teresa Borges desenvolve cada item, analisando, pesquisando e mostrando em forma de arte a personalidade de cada pessoa. Depois de uma boa conversa, a dona do estúdio TB Criações, de forma magnífica e única, entregará uma peça tão peculiar que será a destaque em qualquer ambiente, até mesmo na decoração.
Espanta espíritos polvo
Conheça todas as suas criações. Peça já o seu! Contate Teresa Borges através do e-mail:
Espanta espíritos lilás
Fonte: Arquivos de estudo TB Criações
Fotos: Vanda Marques
Nota especial: este blog apoia toda e qualquer forma de expressão em arte plástica, valorizando seu conteúdo e sua ideologia artística, não vinculando a nenhuma postagem a religiosidade ou ato de fé, respeitando todo ser humano, suas convicções e liberdade, conforme previsto na Constituição Federal Brasileira. Fórum e Arte apoia toda e qualquer manifestação da arte, incentivando seus criadores, valorizando seus ideais e princípios, tendo como base a divulgação de seus trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário